Breve resumo de alguns pontos para elevar o lucro no seu negócio

Gestores, hoje vou compartilhar alguns pontos onde você deve olhar para impulsionar o lucro. Aqui vai ser resumido, estratégias mais a fundo você encontra, claro, no meu MBA.

Estoque:

Gestão de Estoque Eficiente:

Estoque é dinheiro parado. Ponto. Estraga, os produtos desatualizam, você poderia pegar esse dinheiro e  investir em outra área… Mantenha o controle rigoroso, identifique os produtos que têm mais saída e ajuste os pedidos de acordo.

Time:

Estratégias de Contratação:

Nada de contratar por contratar. Funcionário desalinhado coma cultura da sua empresa é prejuízo. Trace perfis específicos para cada função, busque profissionais que não só tenham as habilidades técnicas, mas também se encaixem na cultura do seu negócio. Um time engajado é chave para o sucesso.

E certifique que o profissional tem conhecimento abrangente o não atende na área que você precisa.

Gestão de Setores:

Setores em sintonia é igual orquestra, tudo harmonizando. Implemente processos claros, mantenha uma comunicação eficiente entre os setores e promova treinamentos regulares. 

Qual foi seu último treinamento com equipe? Eu faço toda semana com meu time. E minha equipe faz entre eles também toda a semana, pois incentivo para que isso aconteça.

Gestão integrada é o segredo para o bom funcionamento da máquina.

Treinamento Constante da Equipe:

Colaboradores bem treinados são ativos valiosos. Proporcione treinamentos constantes, esteja atualizado com as tendências do mercado e incentive o aprendizado contínuo. Uma equipe capacitada impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos.

Crie essa cultura, pode até fazer um momento especial para isso, pela manhã, um café, todos juntos para trocas e aprendizado. Crie um material, simples, impresso ou não, mas não deixe de fazer.

Time direcionando e todos seguindo na mesma direção é: lucro.

Parceiros:

Parcerias Estratégicas com Fornecedores:

A escolha dos fornecedores é crucial. Busque parcerias estratégicas, negociando prazos e condições. Divulgue marcas e produtos em troca de desconto ou para obter algum benefício.

Seu fornecedor é antigo e não te dá nenhum benefício extra? Que tal se abrir para algo novo?

Marketing:

Marketing Inteligente:

Fuja do óbvio! Invista em marketing direcionado, explorando redes sociais, Google Ads, e-mail marketing direcionado para atingir seu público-alvo. Use métricas para avaliar o retorno de cada campanha e ajuste sua estratégia conforme os resultados.

Um email enviado para todos os clientes no mês de menos fluxo, lembrando de exames e consultas de rotinas, podem impulsionar nessa fase. 

E se você pensa em contratar alguém para o marketing, o mais importante: Saiba o que você precisa e o que esse profissional pode cumprir para cobrar resultados (visão de gestor).

Isso gera lucro também.

Financeiro:

Análise Financeira Regular:

Faça análises financeiras periódicas. É pra fazer! É para anotar! Se você não tem controle nenhum, não vai para frente! Acompanhe de perto os indicadores de desempenho, como margem de lucro, custos operacionais e ticket médio. Identifique áreas de oportunidade e ajuste sua estratégia conforme os dados.

Quer mais??? Entra em contato comigo aqui pelo site, tenho um MBA em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e mentorias em grupos e individuais para gestores.

Raphael Clímaco

CEO ACELERA VET