Raphael Clímaco
@aceleravet

Funil de Vendas Descomplicado para Área Pet

Se liga aqui!

1 – Topo de Funil (Atração): 

Imagine que você tem uma clínica veterinária. No início, 100 pessoas têm alguma interação com a sua empresa. Isso pode ser visitando o site ou curtindo uma postagem nas redes sociais. Existem ferramentas que verificam quem são essas pessoas, mas aqui você ainda não tem dados detalhados dessas pessoas. São pessoas anônimas para você.

Onde é mais comum ter contato topo de funil:

  • Redes sociais (Facebook, Instagram):
  • Blogs, site, artigos…
  • Recebimento de ligação (curiosos pelo serviço)

2 – Meio de Funil (Interesse):

Dessas 100 pessoas, 60 demonstram interesse mais sério. Elas podem ter agendado uma consulta, feito contato para tirar dúvidas sobre serviços, ou seja, estão dando um passo além na jornada – não são mais “curtidores” ou anônimos. Essas são as pessoas que estão começando a ver o valor que sua clínica. Neste estágio é comum ter contato através de formulários de geração de leads. 

Onde é mais comum ter contato:

  • Um evento próprio ou de terceiros
  • E-books informativos 
  • Formulários de Contato – Campanhas

Começou a pegar dados destas pessoas e ter relacionamento, pronto, podemos dizer que está no meio do funil.


3 – Fundo de Funil (Decisão):

Agora, desses 60, 40 decidem ir além, já podem ter usado algum serviço da sua clínica ou estão a um passo de fechar negócio, já que estão mostrando um comprometimento mais profundo com os serviços da sua clínica.

Onde é mais comum ter contato:

  • Oferta de consultas ou avaliações gratuitas para novos clientes
  • Envio de propostas detalhadas para procedimentos específicos
  • Reuniões presenciais ou virtuais

Aqui você tem contato com essas pessoas, são próximos, você consegue enviar e-mails, mandar WhatsApp, vender/prestar serviço.


No fundo de funil que acontece a mágica: Vendas (Conversão):

Podemos separar uma quarta parte do funil, eu mesmo prefiro. Então, por fim, dessas 40 pessoas, 10 fecham negócio efetivamente. Elas escolhem sua clínica para cuidar dos seus animais de estimação, seja para serviços de rotina, tratamentos ou consultas especializadas.

Ah, meu Deus! Mas porque preciso saber disso?

Estratégia! Cada estágio tem uma estratégia diferente, deve ter investimento de recursos diferentes e comunicação específica. Entender o funcionamento de um funil de vendas é essencial para qualquer médico veterinário empreendedor. Conhecer cada etapa desse processo não apenas possibilita uma gestão mais eficiente do próprio negócio, mas também oferece uma visão clara sobre como atrair, nutrir e converter clientes. Entendeu? : ) 

É isso, compartilha o link com gestores e vets que precisam saber disso.

Abraços

Raphael Clímaco

CEO ACELERA VET